pessoa na piscina curtindo uma experiência

As recompensas para clientes ou colaboradores são uma das dúvidas mais frequentes na hora de premiação de alto impacto. Dentro os vários tipos de premiação, nesse ebook pretendemos mostrar algumas formas de Recompensas informais, Recompensas sem custo, Recompensas de baixo custo e Atos de Reconhecimento que as empresas podem dar a seus melhores clientes e colaboradores. O impacto do Marketing de Experiências - presentes que são experiências está cada vez mais presente no mercado e nesse texto vamos falar sobre sua importância e crescimento no mercado. Continue lendo para saber tudo sobre premiação de alto impacto.



Como recompensar funcionários e colaboradores

 

Recompensar funcionários e colaboradores é um dos componentes da motivação. Embora os exemplos destacados neste texto correspondem a grandes empresas, é sempre possível usá-los como fonte de inspiração e adaptá-los para empresas menores. As seguintes experiências foram coletadas do livro de Bob Nelson "1001 maneiras de recompensar os funcionários"

 

Recompensas Informais 

 

• O gerente deve congratula pessoalmente os funcionários que fizeram um bom trabalho. 

• O gerente deve envie notas pessoais de parabéns para aqueles que tiveram um bom desempenho.

• O gerente deve fazer o reconhecimento público do bom desempenho dos funcionários.

• O gerente deve fazer reuniões que elevem a moral dos funcionários, para celebrar os objetivos atingidos.

 

Recompensas Sem Custo 

 

• A Federal Express, de Memphis (Tennessee), escreve em letras grandes o nome do filho de um de seus funcionários no nariz de cada novo avião que compra. 

• A divisão de telefonia celular da Bell Atlantic (Filadélfia) designa suas filiais com os nomes de seus melhores funcionários.

 • Um minuto de elogio: 

○ Anuncie aos funcionários que você sempre dirá a eles como estão fazendo seu trabalho. ○ Elogie-os imediatamente.

○ Diga-lhes o que fizeram bem; seja específico.

○ Diga-lhes como você se sente satisfeito com o que eles fizeram bem e como isso ajuda a empresa e as outras pessoas que trabalham lá.

 ○ Incentive-os a continuar fazendo um bom trabalho




Recompensas de baixo custo

 

Prêmio " Open Wings" Tom Tate, executivo do escritório de gestão de pessoal do governo federal em Washington, conta a história do prêmio "Open Wings". Inicialmente, o chefe do departamento entregou uma placa finamente gravada ao funcionário que se destacava por "desempenho especial". Mais tarde, esse funcionário passou a placa para outro que, segundo ele, realmente merecia. O prêmio adquiriu assim um valor e prestígio únicos, porque veio dos próprios colegas. Quem o recebesse poderia mantê-lo pelo tempo que quisesse, até encontrar outra pessoa que tivesse um "desempenho especial". Quando a placa mudou de mãos, uma cerimônia e um almoço foram organizados.

 

Atos de Reconhecimento

Ford Motor Company, American Telegraph e Telephone Tanto a Ford Motor Company quanto a American Telegraph e Telephone (AT & T) têm seus funcionários envolvidos em seus comerciais de televisão. 

McDonald's 

O McDonald's faz diferentes atividades motivacionais para seus trabalhadores, que classifica como adolescentes ou adultos. Don Guillen, chefe de gabinete, diz: "Trinta anos atrás, formar uma equipe com funcionários era o suficiente para satisfazê-los. Hoje temos que adaptar nossos incentivos à natureza específica de nossa força de trabalho". A empresa pode organizar uma reunião de funcionários veteranos - uma oportunidade de conhecer e falar em um ambiente que não seja de trabalho - ou uma refeição casual em um restaurante ou na casa do gerente. Para os adolescentes, a empresa possui uma política de agendamento flexível que lhes permite assistir às aulas, fazer o dever de casa e apresentar os exames.

 

Reconhecimento Público e Recompensas Sociais

Na Walt Disney

Durante as festividades de Natal, a Walt Disney Company abre a Disneylândia em uma noite exclusivamente para funcionários e suas famílias. Cada uma das atrações é acompanhada por altos executivos vestidos com trajes. Além de ser divertido, este ato permite que os funcionários olhem para todo o parque de diversões, do ponto de vista da multidão de clientes. Outro dos programas, que inclui o reconhecimento público, são festas informais onde a empresa oferece sucos e cerveja sem álcool, que contribuem para um sentimento de camaradagem e identificação com a organização Disney. A satisfação de funcionários e clientes com a Disney está entre as mais altas do setor de entretenimento e é a base do sucesso da empresa

 

Prêmios por qualidade e produtividade

Exemplo da Motorola

A Motorola, empresa sediada em Schaumburg, Illinois, organiza cafés da manhã para recompensar os trabalhadores que alcançaram metas de qualidade reconhecidas pela alta administração. Os gerentes também podem recompensar com um jantar para duas pessoas em um bom restaurante, ou com um fim de semana em um hotel de primeira classe.

 

Almoço

Uma fábrica da Almoço na cidade do Texas implementou um programa de sugestões que economizou 18,8 milhões de dólares nos últimos dois anos. A fábrica recompensa os vencedores com vales-presente, jogos ou pagam dias extras; Além disso, divulga suas sugestões através do circuito de televisão interna e jornais locais da empresa, e inclui-as entre os participantes do concurso de funcionários do mês ou ano. 



Marketing de experiências – presentes que são experiências

 

Pacotes de presentes, entre outros, são produtos que "escondem" serviços que não existiam até alguns anos atrás. As empresas se especializaram neste novo tipo de produto, o que permite dar experiências por preços muito acessíveis e de forma flexível, uma vez que a pessoa que as recebe pode escolher como e quando você desfrutar da sua experiência. Muitas pessoas duvidam do que dar à seus clientes e colaboradores, e procuram um presente original, prático e divertido, algo curioso quando temos à nossa volta um mercado saturado de produtos de todos os tipos. Neste contexto, como solução, surgem as caixas de experiências, perfeitas para dar em qualquer época. A ideia é extremamente simples. A pessoa que doa tem que escolher entre um dos pacotes disponíveis (as caixas) e comprá-lo a um preço fixo que a pessoa dada nunca saberá. Quando a pessoa premiada abre sua caixa, encontrará um guia com o repertório de experiências que pode escolher, dentro do tema dado, e reservará sua experiência seguindo as instruções indicadas. Flexibilidade na escolha de datas é um dos grandes pontos fortes deste produto. Além disso, muitos desses pacotes são para 2 pessoas.



Conheça O Melhor da Vida 

 

O Melhor da Vida está no mercado de marketing de incentivo há 15 anos e tem como missão potencializar o alcance das marcas por meio de inesquecíveis experiências, prezando pelo melhor atendimento e serviços prestados a cada um de seus clientes. 

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